quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DICA: Umectação capilar



 

Olá meninas, espero que a vossa quarta-feira esteja a correr bem.

Hoje vim partilhar uma dica com vocês que é a "Umectação". Comecei a fazer umectação a 6 meses atrás e tenho adorado os resultados. Por isso decidi partilhar com vocês esta dica incrível e muito boa para a saúde dos nossos cabelos.




O que é umectação capilar?

Umectar é o mesmo que umedecer. Neste caso, é umectar ou umedecer o cabelo com óleos.

A Umectação, segundo a lenda, é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milhões de anos, é passada de mãe para filha. As indianas usam este a umectação para promover o rápido crescimento dos seus cabelos!

Porque umectar o cabelo?

Para quem não sabe, o cabelo cacheado ou crespo é naturalmente ressecado, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo. Por tanto, a umectação ajuda a nutrir o cabelo da raiz até as pontas. Além disso, a massagem auxilia no crescimento do cabelo.

Quais os benefícios da umectação para o cabelo?

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.

A umectação mantem o cabelo hidratado por mais tempo!

Como escolher o óleo mais adequado para o seu cabelo?

 
Na hora de escolher o óleo que vai usar na sua umectação, é fundamental que ele seja vegetal, ou seja, o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídeos (a gordura extraída da planta), segundo o Wikipedia.
 
Alguns dos óleos que pode usar:
  • Azeite de Oliva Extra Virgem: é o adorado de quase todas as cacheadas, o meu por exemplo! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, proporciona brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
 
  • Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutre o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar. Eu adoro!
 
  • Óleo de Rícino: muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é muito barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro adorado entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Eu nunca usei, mas tenho amigas que fui pesquisar e descobri que é um dos adorados das cacheadas. Ah, o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos.
 
  • Óleo de Coco: É o meu favorito, é muito bom! Adoro o cheiro. E é um óleo que promove o crescimento.
 
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Nunca usei o óleo, mas muitas blogueiras falam muito bem sobre ele.
 

#Atenção: óleos vegetais são insolúveis na água e geram impactos negativos ao meio ambiente. Portanto, não deite óleos no lavatório. O descarte deve ser feito da mesma forma que os de óleo de cozinha.

Obs: Não me refiro ao óleo usado no cabelo, pois a quantidade de óleo usada é pequena e nem teria como ficar “descartando-a” antes de lavar o cabelo (e mesmo assim não sairia todo o óleo). Refiro-me ao óleo que irá descartar por algum motivo sem tê-lo usado.

 

Como fazer a umectação?

Já vi meninas a testar a umectação de dois modos:
1-    Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte: Minha opinião: Eu não gosto, porque acordo muitas vezes durante a noite e me incomoda ter o cabelo todo gorduroso. Mas por outro lado, por ficar mais tempo, o óleo age mais no cabelo.
2-  Aplicar no cabelo antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. Na opinião: É bem mais prático do que a primeira opção e melhora muito o aspecto do cabelo. Eu coloco uma touca e espero durante uns 30 minutos. É o método que mais uso.
 

Recomendações gerais para aplicação do óleo no cabelo:

 
  • A técnica indiana frisa que o óleo deve ser aplicado no cabelo enquanto se faz uma massagem nos fios. Não se trata apenas de banhar os fios no óleo, mas sim relaxar e curtir a massagem!
  • Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente.
#FicaDica: podes potencializar mais ainda a tua umectação aquecendo o óleo antes da aplicação, pois o calor faz com que os nutrientes selem muito mais o fio. Mas, atenção, aqueça em banho maria ou no micro-ondas o suficiente apenas para amornar o óleo.

Espero que tenham gostado. XOXO

Sem comentários:

Enviar um comentário